Você já decidiu que precisa contratar um plano de saúde, mas ainda não entende muito bem sobre o assunto e não sabe qual o melhor para você? Então este post é exatamente para você. Continue esta breve leitura para saber como escolher um plano de saúde, pelo melhor custo possível. Aqui seguem informações valiosas sobre o que se atentar na hora de escolher o plano certo. São tantos detalhes e opções diferentes que a gente fica perdido e pode até ser lesado por não saber escolher a opção mais adequada para a sua necessidade.
7 passos para você definir como escolher um plano de saúde para sua necessidade e seu bolso
O primeiro passo é entender que existem diferentes tipos de contratação, isso quer dizer que pode ser um plano individual, plano coletivo ou por adesão, plano familiar, plano PME, ou plano empresarial. Essa informação é o que dá inicio ao processo de cotação. E é importante saber que, hoje em dia, pela alta incidência de regulação da Agencia Nacional de Saúde Suplementar, a ANS, os planos individuais estão praticamente extintos. Isto porque, a ANS regula diretamente o índice de aumento que uma operadora pode dar nesses planos, o que não acontece com os demais. Sendo assim, as operadoras deixaram de oferecer e de aceitar esse tipo de plano.
Existem basicamente quatro tipos de cobertura: ambulatorial e hospitalar (completo), hospitalar (não dá direito a consultas ou pronto socorro), ambulatorial (não dá direito a internação hospitalar ou a consultas – plano menos comum) e unicamente odontológico. que podem ser acrescidas das opções de obstetrícia e odontológico:
- Ambulatorial + Hospitalar / + Obstetrícia / + Odontológico
- Hospitalar / + Obstetrícia / + Odontológico
- Ambulatorial / + Odontológico
- Odontológico
Agora faltam apenas mais alguns detalhes, pois o principal já foi feito.