Incentive o trabalho virtual
durante a pandemia
JUNHO 17, 2020
Incentive o trabalho remoto durante a pandemia
JUNHO 17, 2020
A cultura de trabalho remoto e o novo normal
Mesmo antes da pandemia do COVID-19, o trabalho remoto estava em alta: em 2019, 37% dos funcionários do Brasil trabalhavam regularmente remotamente. Porém, medidas para controlar o coronavírus podem ser o ponto de inflexão, na medida em que nos esforçamos para manter os negócios e a economia em movimento.
Fazer uma cultura virtual funcionar durante uma crise de saúde global, no entanto, não será fácil, pois as pessoas lutam contra o isolamento e se preocupam com sua saúde física e financeira … e talvez com o desempenho de suas tarefas.
Esses são alguns dos desafios que os líderes de negócios e de recursos humanos precisam se preocupar e cultivar para obter uma cultura de trabalho virtual correta. Aqui estão algumas dicas:
Ajuste o hoje enquanto se prepara para o novo normal de amanhã
O fornecimento de suporte social é fundamental nessas circunstâncias, e os gerentes devem agir como treinadores e líderes de torcida enquanto trabalham nos mecanismos para atender à necessidade e fazer com que a cultura e organização virtuais funcionem.
Quatro fases marcarão o avanço em direção à recuperação:
1. Pessoas e segurança primeiro. Sua resposta imediata a essa mudança radical é configurar para fazê-la funcionar. Expanda seus arranjos de trabalho flexíveis e reorganize suas equipes. Avalie e realoque recursos para essas circunstâncias. Se você não possui programas de bem-estar, agora é a hora de lançá-los, juntamente com políticas de trabalho seguras.
2. Prepare-se para a recuperação. Revise suas estratégias e verifique se elas estão atualizadas e apoie seus esforços para aumentar a resiliência. Você está pronto para o novo normal?
3. Adote o modo de gerenciamento de crises. Agora, você deve fazer práticas recomendadas para gerenciar funcionários remotos. As listas de tarefas priorizadas e atualizadas são imperativas e mantêm as reuniões curtas e focadas. E não deixe de esclarecer as expectativas quanto às funções e desempenho do trabalho, fornecendo feedback constante.
As comunicações farão a diferença.
Comunicações abertas e transparentes, sempre com um tom pessoal, ganharão a confiança dos funcionários. Suas comunicações relacionadas ao coronavírus, em especial, devem ser equilibradas e alinhadas às políticas das autoridades de saúde. É fundamental usar o formato certo para os tempos.
O vídeo é amplamente preferido em relação ao texto e os curtos períodos de atenção, especialmente durante uma crise, justificam a simplificação de mensagens complexas usando marcadores.
Você não pode se comunicar muito em uma crise. Incentive o máximo possível “pessoalmente” através de vídeo chamadas e check-ins regulares por telefone. Vários aplicativos populares estão disponíveis, geralmente gratuitos e com várias camadas de funcionalidade.
Isso inclui ir para a reunião, Google Hangouts ou Zoom para conectar-se pessoalmente via vídeo. No entanto, você corre o risco de sobrecarregar as pessoas se usar demais essas ferramentas.
À medida que avançamos, as iniciativas de bem-estar precisarão mudar para refletir o que é importante no novo normal – nossas conexões sociais, segurança e bem-estar mental nunca foram tão importantes.
O autocuidado se torna o tema da época e um programa de bem-estar total oferece uma escolha de quatro caminhos:
1. Bem-estar mental / emocional: mais do que qualquer outro caminho, este requer sua liderança no sentido de dar suporte e ajudar os funcionários a criar resiliência e flexibilidade psicológica. O suporte individual é benéfico, geralmente obtido por meio de planos de assistência a funcionários, provedores de saúde comportamental, treinadores e serviços de tele saúde.
2. Bem-estar físico: o estabelecimento de metas pessoais deve ser incentivado, mas não é necessariamente o momento de um desafio para a perda de peso. Em vez disso, ofereça recursos como treinadores de bem-estar e acesso a programas de exercícios on-line e procure sistemas de parceiros para responsabilização externa.
3. Bem-estar social / comunitário: ajude os funcionários a permanecerem conectados, incentivando reuniões de equipe virtual e conexões individuais. Muitos podem ter dificuldade em mostrar gratidão hoje em dia, mas se sairão muito melhor com a ajuda dessa prática.
4. Bem-estar financeiro: as ajudas de curto prazo devem ser uma prioridade. Olhe para as contas de gastos de emergência, programas de empréstimos consignados e contas de estilo de vida. Considere também ferramentas baseadas na Web para ajudar os funcionários a gerenciar melhor suas finanças.
O momento atual exige soluções criativas, orientação e liderança na superação dos desafios que estão postos e dos que possam surgir.
A cultura de trabalho remoto e o novo normal
Mesmo antes da pandemia do COVID-19, o trabalho remoto estava em alta: em 2019, 37% dos funcionários do Brasil trabalhavam regularmente remotamente. Porém, medidas para controlar o coronavírus podem ser o ponto de inflexão, na medida em que nos esforçamos para manter os negócios e a economia em movimento.
Fazer uma cultura virtual funcionar durante uma crise de saúde global, no entanto, não será fácil, pois as pessoas lutam contra o isolamento e se preocupam com sua saúde física e financeira … e talvez com o desempenho de suas tarefas.
Esses são alguns dos desafios que os líderes de negócios e de recursos humanos precisam se preocupar e cultivar para obter uma cultura de trabalho virtual correta. Aqui estão algumas dicas:
Ajuste o hoje enquanto se prepara para o novo normal de amanhã
O fornecimento de suporte social é fundamental nessas circunstâncias, e os gerentes devem agir como treinadores e líderes de torcida enquanto trabalham nos mecanismos para atender à necessidade e fazer com que a cultura e organização virtuais funcionem.
Quatro fases marcarão o avanço em direção à recuperação:
1. Pessoas e segurança primeiro. Sua resposta imediata a essa mudança radical é configurar para fazê-la funcionar. Expanda seus arranjos de trabalho flexíveis e reorganize suas equipes. Avalie e realoque recursos para essas circunstâncias. Se você não possui programas de bem-estar, agora é a hora de lançá-los, juntamente com políticas de trabalho seguras.
2. Prepare-se para a recuperação. Revise suas estratégias e verifique se elas estão atualizadas e apoie seus esforços para aumentar a resiliência. Você está pronto para o novo normal?
3. Adote o modo de gerenciamento de crises. Agora, você deve fazer práticas recomendadas para gerenciar funcionários remotos. As listas de tarefas priorizadas e atualizadas são imperativas e mantêm as reuniões curtas e focadas. E não deixe de esclarecer as expectativas quanto às funções e desempenho do trabalho, fornecendo feedback constante.
As comunicações farão a diferença.
Comunicações abertas e transparentes, sempre com um tom pessoal, ganharão a confiança dos funcionários. Suas comunicações relacionadas ao coronavírus, em especial, devem ser equilibradas e alinhadas às políticas das autoridades de saúde. É fundamental usar o formato certo para os tempos.
O vídeo é amplamente preferido em relação ao texto e os curtos períodos de atenção, especialmente durante uma crise, justificam a simplificação de mensagens complexas usando marcadores.
Você não pode se comunicar muito em uma crise. Incentive o máximo possível “pessoalmente” através de vídeo chamadas e check-ins regulares por telefone. Vários aplicativos populares estão disponíveis, geralmente gratuitos e com várias camadas de funcionalidade.
Isso inclui ir para a reunião, Google Hangouts ou Zoom para conectar-se pessoalmente via vídeo. No entanto, você corre o risco de sobrecarregar as pessoas se usar demais essas ferramentas.
À medida que avançamos, as iniciativas de bem-estar precisarão mudar para refletir o que é importante no novo normal – nossas conexões sociais, segurança e bem-estar mental nunca foram tão importantes.
O autocuidado se torna o tema da época e um programa de bem-estar total oferece uma escolha de quatro caminhos:
1. Bem-estar mental / emocional: mais do que qualquer outro caminho, este requer sua liderança no sentido de dar suporte e ajudar os funcionários a criar resiliência e flexibilidade psicológica. O suporte individual é benéfico, geralmente obtido por meio de planos de assistência a funcionários, provedores de saúde comportamental, treinadores e serviços de tele saúde.
2. Bem-estar físico: o estabelecimento de metas pessoais deve ser incentivado, mas não é necessariamente o momento de um desafio para a perda de peso. Em vez disso, ofereça recursos como treinadores de bem-estar e acesso a programas de exercícios on-line e procure sistemas de parceiros para responsabilização externa.
3. Bem-estar social / comunitário: ajude os funcionários a permanecerem conectados, incentivando reuniões de equipe virtual e conexões individuais. Muitos podem ter dificuldade em mostrar gratidão hoje em dia, mas se sairão muito melhor com a ajuda dessa prática.
4. Bem-estar financeiro: as ajudas de curto prazo devem ser uma prioridade. Olhe para as contas de gastos de emergência, programas de empréstimos consignados e contas de estilo de vida. Considere também ferramentas baseadas na Web para ajudar os funcionários a gerenciar melhor suas finanças.
O momento atual exige soluções criativas, orientação e liderança na superação dos desafios que estão postos e dos que possam surgir.
A Bloom Insurance Corretora de Seguros – CNPJ 25532515/0001-63, atua em estrita observância à legislação securitária. Registro SUSEP n.º 10.2034854.1
Endereço: Av das Nações Unidas, 12551, 17º Andar – Brooklin Paulista, São Paulo – SP – CEP 04578-000 Telefone (11) 3443-7941
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